5 dicas para escolher um data center

Listamos 5 dicas para que as organizações façam a melhor escolha na hora de contratar um data center. Com consciência de que muitos negócios não podem parar nem por um segundo, orientamos a seguir sobre como evitar riscos de indisponibilidade, economia, perda de informação e prejuízos financeiros.

1. Instalação física segura
Na hora de optar por um fornecedor de infraestrutura de hospedagem, é fundamental verificar se a instalação física da companhia oferece os níveis corretos de segurança e disponibilidade. “O cliente que procura um data center deve conferir se a empresa fornecedora atende a todas as normas exigidas e se possui certificações. Existem Selos de Segurança, por exemplo Tier III (Selo Internacional), no qual assegura uma operação com os melhores níveis de confiabilidade de infraestrutura tecnológica. A localização física da empresa também deve ser avaliada.
2. Telecomunicações com excelência
Um data center deve funcionar 24h por dia e 7 dias por semana para assegurar a continuidade dos negócios de seus clientes. Por isso, é importante verificar o nível de abrangência dos provedores de telecomunicações que um data center oferece. Para prestar este serviço e com excelência a empresa precisa ter mais de 1 fornecedor de rede e internet, no caso de um cair, não ocorrer nenhum tipo de indisponibilidade. Vindo a garantir o seu acesso a qualquer momento e não colocar em risco a operação da organização que contrata o serviço.
3. Maturidade de processos
Além de certificações internacionais, como a ISO 20000 e ISAE 3402, o cliente pode verificar as qualificações das equipes que trabalham em um data center. Aconselhamos que as empresas verifiquem a formação técnica dos colaboradores do data center. É importante que eles dominem as tecnologias que os clientes utilizam, seja Linux, Oracle, Microsoft, entre outras.
4. Ter infraestrutura própria
Um fator importante é procurar um data center que seja dono de uma infraestrutura própria e não um revendedor que aluga o espaço físico de terceiros. Na prática, isso pode representar intervenções técnicas mais lentas, efetuadas remotamente ou por meio de deslocamentos eventuais, o que pode não ser suficiente para resolver com urgência um problema do cliente. Ainda existe outro contratempo nestes casos: a empresa que loca o espaço muitas vezes não se responsabiliza totalmente por determinados procedimentos, gerando o que muitos Especialistas chamam de “suporte em pirâmide”.
5. Manter próximo
A disponibilidade das informações é o ponto que melhor deve ser avaliado em um data center. Para facilitar o acesso aos dados e sanar possíveis dúvidas, um relacionamento mais próximo com as companhias atendidas é essencial nesse processo.
6. Manter fora do pais
Já neste caso é comum a comunicação acontecer apenas por e-mail ou chat. Mas, lembrando que algumas empresas já tem representantes aqui no Brasil. Então pesquise bem antes de tomar sua decisão.

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