Quanto vale os dados da sua empresa?
Quanto vale os dados da sua empresa?
Tradicionalmente se usa três métodos para calcular o valuation de uma
empresa.
1-
Fluxo
de caixa descontado
trazer a valor presente a capacidade da empresa de gerar riquezas no futuro;
2-
Múltiplos
de Mercado: análise
comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características
similares do mercado;
3-
Valor
Patrimonial: somar todas
as contas dos seus ativos circulantes (caixa, valores a receber de clientes,
despesas antecipadas etc.) e não circulantes (imóveis, máquinas, estoque,
equipamentos, veículos etc.). Depois, subtrair as dívidas e outras obrigações
presentes no passivo circulante e não circulante.
Como o assunto não é valuation propriamente dito. Vamos fazer um
comparativo do valor do mercado de ações de uma empresa x valor dos dados (informações)
da empresa. Porém ainda não se tem conhecimento de como calcular esse último. Por
isso, vamos comprar os dados do Google que segundo o site The Guardian no
mercado de ações vale US $ 830 bilhões, após uma queda de US $ 70 bilhões
devido aos anunciantes estão transferindo seus negócios para rivais digitais
como Facebook e Amazon. Uma imensa queda, mas, ainda se mantem no top das
maiores empresas. E o Enterprise Value segundo o Yahoo Finance do Google é de
US $638,88B. E agora te pergunto quanto vale os dados do Google?
· - O dobro do valuation;
· - O valuation;
· - A projeção
futura da Cia.
O Google são os seus dados e
suas segurança. Por isso, praticamente todas as empresas deveriam cuidar dessa
sua “reserva de valor”. Já pensou se tiver um ataque de ransoware e os todos os
seus dados da empresa ficar indisponível!
Pesquisas apontam que 90% dos lideres veem
a informação como ativo estratégico, porém, menos de 10% conseguem medir a
quantidade de seu valor econômico.
Por isso está iniciando uma onda de monetização de dados que vem
ganhando força no mercado. Segundo Paulo Pichini “o mercado vai movimentar em
torno de U$$ 3,12 bilhões até 2023.”
Monetização de dados não é exatamente uma novidade, mas serve para
utilizar informações para obter um benefício. A precificação está na parte
analítica do que os dados podem trazer de retorno. Os dados são divididos em
três tipos: estruturados, que trazem informações específicas de cada pessoa;
não estruturado, que indicam o conteúdo que as pessoas compartilham nas redes
sociais; e os semiestruturados, um misto dos dois. E a cada dia mais o dados
tem e geram mais valor.
Acredito
que nessa altura já perceba os valores dos dados da sua empresa. Os dados da
sua organização e os custos associados de backup e manutenção estão crescendo
exponencialmente. Virtualização, Big Data, BYOD, computação em nuvem e
regulamentações de conformidade mais rígidas, incluindo escalonamento de dados
e ciclos de vida de backup mais longos, estão aumentando o problema - tornando
os backups locais e em fitas impraticáveis. Com 75% das empresas
enfrentando falhas de fita a cada ano, você reconhece a necessidade de uma
maneira confiável de fazer backup de seus sistemas físicos e virtuais - um que
seja flexível, econômico e, o mais importante, confiável.
TODO
MUNDO PRECISA DE PROTEÇÃO DE DADOS:
A perda ou o comprometimento dos dados
ocorre com mais frequência do que as pessoas imaginam. De fato, a questão não é
se você vai sofrer uma perda de dados, mas quando. Muitos fatores internos e
externos nos colocam em risco:
• Erro do usuário;
•
Hardware defeituoso e upgrades problemáticos;
•
Falhas de software e atualizações com problemas;
•
Malware, incluindo ransomware e vírus;
•
Violações de segurança, incluindo “hacking” e sabotagem;
•
Perda ou roubo de dispositivos;
•
Desastres naturais.
A curva de solução tente irmos para o multi-cloud e alguns pensam em multi-cloud com armazenagem local num perfil: Hibrido. Partimos do princípio que o armazenamento local deveria já estar em operação na empresa. Por isso, adentramos de como fazer a escolha da nuvem corretamente?
1-
Escalabilidade;
2-
Segurança;
3-
Custo benefício;
4-
Aprendizado
facilitado;
5-
Disponibilidade;
6-
Recuperação instantânea;
7-
Suporte
imediato;
8-
Última camada
de proteção.
Precisa de uma consultoria para escolha
ficamos a disposição no link abaixo. Por que A CGK Tecnologia está altamente
engajada e trabalhando com grande potencial em serviços e soluções em Nuvem,
acrescentou-se assim mais uma estrela em seu portfólio ao oferecer soluções de
backup em nuvem e recuperação de desastres de classe mundial com o suporte. CGK
Tecnologia é revendedora autorizada no Brasil com as Soluções AWS e Acronis
tecnológicas do dia a dia, mercados que mais crescem também aumentam os riscos
de ameaças e perda de dados.
Muito interessante!
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluir