5 dicas para escolher um data center
Listamos 5 dicas para que as organizações façam a melhor escolha na hora de contratar um data center. Com consciência de que muitos negócios não podem parar nem por um segundo, orientamos a seguir sobre como evitar riscos de indisponibilidade, economia, perda de informação e prejuízos financeiros.
1. Instalação física segura
Na hora de optar por um fornecedor de infraestrutura de hospedagem, é fundamental verificar se a instalação física da companhia oferece os níveis corretos de segurança e disponibilidade. “O cliente que procura um data center deve conferir se a empresa fornecedora atende a todas as normas exigidas e se possui certificações. Existem Selos de Segurança, por exemplo Tier III (Selo Internacional), no qual assegura uma operação com os melhores níveis de confiabilidade de infraestrutura tecnológica. A localização física da empresa também deve ser avaliada.
Na hora de optar por um fornecedor de infraestrutura de hospedagem, é fundamental verificar se a instalação física da companhia oferece os níveis corretos de segurança e disponibilidade. “O cliente que procura um data center deve conferir se a empresa fornecedora atende a todas as normas exigidas e se possui certificações. Existem Selos de Segurança, por exemplo Tier III (Selo Internacional), no qual assegura uma operação com os melhores níveis de confiabilidade de infraestrutura tecnológica. A localização física da empresa também deve ser avaliada.
2. Telecomunicações com excelência
Um data center deve funcionar 24h por dia e 7 dias por semana para assegurar a continuidade dos negócios de seus clientes. Por isso, é importante verificar o nível de abrangência dos provedores de telecomunicações que um data center oferece. Para prestar este serviço e com excelência a empresa precisa ter mais de 1 fornecedor de rede e internet, no caso de um cair, não ocorrer nenhum tipo de indisponibilidade. Vindo a garantir o seu acesso a qualquer momento e não colocar em risco a operação da organização que contrata o serviço.
Um data center deve funcionar 24h por dia e 7 dias por semana para assegurar a continuidade dos negócios de seus clientes. Por isso, é importante verificar o nível de abrangência dos provedores de telecomunicações que um data center oferece. Para prestar este serviço e com excelência a empresa precisa ter mais de 1 fornecedor de rede e internet, no caso de um cair, não ocorrer nenhum tipo de indisponibilidade. Vindo a garantir o seu acesso a qualquer momento e não colocar em risco a operação da organização que contrata o serviço.
3. Maturidade de processos
Além de certificações internacionais, como a ISO 20000 e ISAE 3402, o cliente pode verificar as qualificações das equipes que trabalham em um data center. Aconselhamos que as empresas verifiquem a formação técnica dos colaboradores do data center. É importante que eles dominem as tecnologias que os clientes utilizam, seja Linux, Oracle, Microsoft, entre outras.
Além de certificações internacionais, como a ISO 20000 e ISAE 3402, o cliente pode verificar as qualificações das equipes que trabalham em um data center. Aconselhamos que as empresas verifiquem a formação técnica dos colaboradores do data center. É importante que eles dominem as tecnologias que os clientes utilizam, seja Linux, Oracle, Microsoft, entre outras.
4. Ter infraestrutura própria
Um fator importante é procurar um data center que seja dono de uma infraestrutura própria e não um revendedor que aluga o espaço físico de terceiros. Na prática, isso pode representar intervenções técnicas mais lentas, efetuadas remotamente ou por meio de deslocamentos eventuais, o que pode não ser suficiente para resolver com urgência um problema do cliente. Ainda existe outro contratempo nestes casos: a empresa que loca o espaço muitas vezes não se responsabiliza totalmente por determinados procedimentos, gerando o que muitos Especialistas chamam de “suporte em pirâmide”.
Um fator importante é procurar um data center que seja dono de uma infraestrutura própria e não um revendedor que aluga o espaço físico de terceiros. Na prática, isso pode representar intervenções técnicas mais lentas, efetuadas remotamente ou por meio de deslocamentos eventuais, o que pode não ser suficiente para resolver com urgência um problema do cliente. Ainda existe outro contratempo nestes casos: a empresa que loca o espaço muitas vezes não se responsabiliza totalmente por determinados procedimentos, gerando o que muitos Especialistas chamam de “suporte em pirâmide”.
5. Manter próximo
A disponibilidade das informações é o ponto que melhor deve ser avaliado em um data center. Para facilitar o acesso aos dados e sanar possíveis dúvidas, um relacionamento mais próximo com as companhias atendidas é essencial nesse processo.
A disponibilidade das informações é o ponto que melhor deve ser avaliado em um data center. Para facilitar o acesso aos dados e sanar possíveis dúvidas, um relacionamento mais próximo com as companhias atendidas é essencial nesse processo.
6. Manter fora do pais
Já neste caso é comum a comunicação acontecer apenas por e-mail ou chat. Mas, lembrando que algumas empresas já tem representantes aqui no Brasil. Então pesquise bem antes de tomar sua decisão.
Conte conosco, temos uma equipe técnica qualificada, Certificada que lhe auxilia-rá no que for preciso e estiver dentro do nosso alcance.
CGK Tecnologia | Tel.: 51 3392-6100 | comercial@cgk.com.br | www.cgk.com.br
Comentários
Postar um comentário